-
Arquitetos: LDArchitects
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de uma série de intervenções e restaurações pontuais que foram ocorrendo desde os anos 90, a reforma que durou de 2012 a 2015 abordou a totalidade do Castello dei Doria a Dolceacqua, consolidando os restauros pulverizados ao longo dos anos, ao mesmo tempo que restaura também algumas paredes externas do edifício, recupera os principais espaços abertos do entorno e estabelece um sistema de caminhos que levam os visitantes a descobrir diferentes perspectivas da paisagem. O charme deste castelo foi capturado e retratado pelo pintor impressionista Claude Monet em uma pintura de 1884 atualmente exposta no Musée Marmottan Monet, em Paris, e se dá por sua relação com o terreno e a forma como foi implantado.
O Castelo está posicionado com vistas para o vilarejo no Vale do Rio Nervia que fica na base das colinas. O projeto de restauro visa destacar a implantação e revela aos visitantes os diferentes estágios do edifício, criando oportunidades tanto para descobertas de espaços únicos criados a partir de bombardeios e incêndios ocorridos ao longo do tempo, quanto para caminhos que levam a antigos pontos de controle que garantem vistas para a paisagem ao redor.
O restauro e reforço das alvenarias degradadas somam aspectos importantes para o projeto finalizado em 2015. Qualquer necessidade para reforços estruturais se tornava parte do projeto arquitetônico, assim como alguns elementos de ferro, que se integraram aos caminhos, passagens e às paredes que precisavam ser completadas. Os novos elementos foram diferenciados e disfarçados no projeto, sendo também elementos reversíveis que não protagonizam nenhuma cena nos percursos.